segunda-feira, 14 de março de 2011

Resumo de Aula

Por que as coisas são o que são? O óbvio não foi sempre óbvio. Ele estava despercebido até que alguém o reparou pela primeira vez.
Uma aula realmente inspiradora. São tão poucas as vezes em que pensamos o porque de todas as coisas. Nos acostumamos com as coisas acontecendo e não pensamos por que elas acontecem.
O simples não foi sempre simples. Ele poderia ter sido parte de todas as outras complexidades as quais nos são alheias.
Fiquei longas horas pensando de onde surgiram as tão numerosas crenças do folclore, não apenas da sociedade como um todo, mas também do folclore pessoal (e da comunidade inteira que habita dentro de cada um). E se todas as fantasias realmente são? Tenho uma grande dificuldade em separar o que é do que não. E se parece que não, mas são? Verdades não são incontestáveis. Sendo assim, existe irreal?
O quanto subjulgamos as outras espécies e nos consideramos superiores é algo realmente intrigante e sem fundamento. O nosso conhecimento é tão limitado sobre todos os mistérios das demais espécies que não duvidaria que elas soubessem mais a nosso respeito do que ousamos saber a respeito delas.


Este texto foi escrito durante uma aula de Ecologia Florestal. Portanto, crédito seja dado ao Professor Marco Aurélio pelas palavras do primeiro parágrafo. O demais é resultado das minhas próprias dúvidas em sala de aula.

14 comentários:

  1. toma no cu taina!!!!!!! hahahahahahah
    a folha e caneta eram minhas!

    ResponderExcluir
  2. Finalmente meu computador permitiu que eu seguisse o blog! Nunca dava! rs
    Adoro todos os textos, mais lindos!!

    ResponderExcluir
  3. E como parece difícil olhar para o que julgamos óbvio com aquele mesmo olhar primeiro que o percebeu...
    ótimas reflexões! (e viva a filosofia! rs)

    bjins

    ResponderExcluir
  4. Que bom vc por aqui, Rafa! Bem-vinda ao blog!

    Fran, viva a filosofia! \o/
    Sempre muito bom pensar e viajar um pouco! =D

    ResponderExcluir
  5. suas aulas poderiam ser sempre inspiradoras assim né?!! adorei o texto!!

    ResponderExcluir
  6. Boa parte dos textos eu realmente escrevo em sala de aula, Isa. Ou por inspiração delas próprias ou pela monotonia. Rs.
    Espero belas inspirações. Aulas de Ecologia são fantásticas pra isso.
    --o--

    ResponderExcluir
  7. Tá, eu também escrevei muitos textos e poemas durante minhas aulas da graduação, pelos movitos que os seus..rs

    ResponderExcluir
  8. a inspiração não veio apenas da aula, mas tbm das pessoas que estavam ao seu redor.... se eu não tivesse lá com o papel e a caneta a idéia teria passado...

    ResponderExcluir
  9. hahahaahaha... fato! Preciso urgentemente ter caderno e caneta para as aulas. Ainda bem que tenho amigos que tem esses preciosos objetos!

    E Fran, não é um ótimo lugar para se escrever? Eu acho!

    ResponderExcluir
  10. Com licença...
    pra ler
    pra seguir
    pra colocar o link do seu no meu blog...
    com licença pra respirar esse tempo de palavras nos ares do meu ser...
    prazer...
    abraço

    ResponderExcluir
  11. Licença permitida!
    Seja bem vinda ao blog! A casa também é sua!
    abraço
    Prazer!

    ResponderExcluir
  12. Perfeitérrimo!

    :D

    Também tenho essas mesmas sensações vez ou outra!!!
    E toda a verdade que existe e a gente não conhece simplesmente porque não temos noção de que ela existe? :P

    bjoo

    ResponderExcluir
  13. E daí mais uma dúvida. Existe verdade? Eu realmente não sei. Penso inúmeras vezes e nunca chego a conclusão nenhuma.

    beijoo

    ResponderExcluir